sábado, 4 de outubro de 2008

Mercado Livre: de consumidor para consumidor



Com a popularização da internet em meados de 1998 no Brasil, diversas formas de se ganhar dinheiro surgiram. Uma delas foi o comércio eletrônico, que além de exercer a venda em si, também se utiliza de meios publicitários para incorporar lucros em suas transações.
As negociações no meio digital podem acorrer das seguintes formas: empresas com empresas (B-B), empresas e consumidores (B-C); consumidores e consumidores (C-C); governo e consumidores (G-C) e governo e empresas (G-B). Cada uma delas colabora anualmente com o crescimento das transações de vendas pela internet.
Analisando em especial o tipo de negócio entre consumidores e consumidores, temos como exemplo, o Mercado Livre. Site de compra e venda onde os usuários fazem seus anúncios e suas próprias promoções de vendas de forma fácil e segura.
O Mercado Livre iniciou suas atividades em 1999, quando seu fundador, Marcos Galperin, concluia seu mestrado na Faculdade de Stanford. O primeiro site de e-commerce da América Latina, iniciou suas atividades no Brasil no mesmo ano no mês de outubro. Para se ter uma dimensão dos números, na América Latina o site está presente em 12 países e possui cerca de 16 milhões de usuários cadastrados. A cada mês, são realizadas mais de um 1,3 milhão de transações através de mais de 900.000 itens publicados em mais de 2 mil categorias e subcategorias. No ano de 2004, o Mercado Livre incorpora em seus serviços oferecidos aos seus usuários o Mercado Pago, que nos Estados Unidos o Pay Pal tem função semelhante.
O Mercado Pago surgiu para complementar a plataforma de negócios do Mercado Livre, uma solução integral que facilita os pagamentos e envios de dinheiro pela internet. Proporcionando uma compra/venda mais segura pela internet, além de oferecer a opção de compra através de operadoras de crédito (cartão de crédito e débito), já que a liberação da comissão ao vendedor só é liberada após a confirmação de pagamento do comprador. Tornando a transação segura para todos os envolvidos da compra/venda (comprador, vendedor e Mercado Livre). A plataforma de pagamentos on-line Mercado Pago teve, durante o ano de 2007, um volume de operações de mais de U$S 158 milhões. Durante o segundo trimestre de 2008, este volume foi de US$ 66,8 millhões, de acordo com dados do próprio site.
O crescimento do comércio eletrônico no Brasil é maior que o do varejo tradicional. A facilidade no pagamento, preços atrativos, maior diversidade de produtos e a comodidade de comprar diretamente no conforto de sua casa, alavancam o aumento dos indicadores.
Aproveitando o bom momento do comércio eletrônico no país, o PayPal será incorporado juntamente com o Mercado Pago que não ficará limitado em atender apenas transações realizadas dentro do site do Mercado Livre. Medida essa que servirá para facilitar as vendas das empresas de pequeno e médio porte, já que por sua vez pagam altas taxas para a utilização desses serviços frente às instituições financeiras e às operadoras de crédito. Sendo assim, tais empresas poderão utilizar o dinheiro que antes era engessado nessas operações para apresentar ao consumidor digital, novos produtos e novas tendências que despertem o consumo dos brasileiros.

Faça uma visita ao Mercado Livre (http://www.mercadolivre.com.br/) e faça a sua negociação.

Andréia Melo de Mello

2 comentários:

Gabriela disse...

Muito boa a idéia de criarem esse blog, os artigos estão ótimos...Parabéns aos colaboradores!

Anônimo disse...

Andréia, ficamos lisonjeados e contentes em ser tema de seu blog. Espero que o MercadoLivre contribua para o desenvolvimento dos seus negócios.
Abs,
Stelleo
Diretor-Presidente
HTTP://www.mercadolivre.com.br/mlog